quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Educador: Intelectual comprometido com a transformação social



Antonio Gramsci -  (Ales, 22 de janeiro de 1891Roma, 27 de abril de 1937cientista político.
 
Um conceito de Gramsci nos desafia a pensar no educador como Intelectual Orgânico. Mas, como pode isso ocorrer nesse contexto de "pós-modernidade"? Para este autor, todos somos filósofos.

       No contexto de 1845, com Marx e Engels nasce a Idelogia Alemã ( um clássico da sociologia em nossos dias), e com ela a ideia de que os intelectuais não podiam se limitar mais ao mundo das ideias e das palavras. O intelectual é: um ser, ao mesmo tempo, cientista, crítico e revolucionário.
Nascia, então, a filosofia da práxis. E, com ela, novos intelectuais politicamente comprometidos com o próprio grupo social para fazer e escrever a história, e, por isso, capazes de refletir sobre o entrelaçamento da produção material com as controvertidas práticas da reprodução simbólica.

A reflexão que não nos deixa um só dia de nossa prática é a seguinte:
Será possível, diante das contradições da vida material e imaterial, nos olharmos assim? Diante de nossos estudantes como somos? Como articulamos ideias, palavras, teorias e práticas com o mundo em que teimamos em apresentar ou representar... reproduzir, maquiar, libertar...e..." ler "?

Importante é a  perseverança ( prefiro chamar de TEIMOSIA) rsrsrsrs.
A vida exige de nós mais ternura e simplicidade.

Um grande abraço amigos (as)!!!
Um dia cheio de ternura e muita paixão!

Professora Luzinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário