sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fim à Intolerância religiosa!

O pluralismo religioso a muito foi aclamado pela desinstitucionalização das experiências religiosas tradicionais, ou seja, a sociedade ( especificamente a brasileira), vem sofrendo transformações profundas quanto ao acesso e a liberdade de crença e culto. Não existe espaço para a intolerância numa sociedade que se proclama: sociedade da informação, do conhecimento, da diversidade, da pluralidade  etc.
Percebemos, no entanto, que ainda teremos uma longa caminhada, pois quando pensamos que estamos prontos para o exercício do respeito às diferenças, também quanto às manifestações de crenças e experiências religiosas, nos encontramos diante da irracionalidade humana... ideias absurdas como essa que envolve pastores e políticos nos Estados Unidos, usando como referências as grandes religiões da revelação. Mais um "tiro que sai pela culatra". Que vergonha, senhoras e senhores!
É de envergonhar os adeptos... os homens e as mulheres cidadãos e cidadãs do mundo, que constróem caminhos e estão na caminhada por uma humanidade que reconhece a alteridade do Outro. Pois, na verdade, a grande sacada da mídia, é reproduzir e  nos "passar" a visão do colonizador, do poder ocidental, dos dominadores, como pensamento hegemônico. E contra essa ótica devemos seguir, para compreender que é necessário um outro e  novo olhar. Que não seja o deles! Que seja o olhar do respeito à dignidade e alteridade do ser. Será que estamos longe? O importante é não desistir no meio do caminho. A perseverança é a Mãe das grandes conquistas!
Pois é... Acredito que somente fora, bem distante do fanatismo religioso, ou o de qualquer sorte, poderemos nos olhar  e nos reconhecer iguais em nossas singularidades e diferenças!


Então? Não nos afastemos dos debates! Principalmente em nossas escolas.
Afinal, pertencemos a uma só humanidade! Moramos numa só casa e com certeza o que construirmos será nossa única sorte " no final".

Nenhum comentário:

Postar um comentário