domingo, 30 de outubro de 2011

O ENEM!??

Aqui no Ceará, principalmente na capital a disputa acirrada entre algumas escolas particulares(lógica do mercado),
é de arrepiar!
A ética fica muito distante da formação humana e cidadã... é uma pena!
Antes da política educacional brasileira pensar o ENEM( Exame Nacional do Ensino Médio), a briga era de foice! Peeeense!
Acredito que apesar de todas suas controvérsias e indas e vindas o Enem, de alguma forma ameaçou a industria (aqui em Fortaleza), dos chamados preparatórios para o antigo Vestibular. A chamada industria dos cursinhos pré-vestibulares que alavancava muito dinheiro! Pois, o jovem ao concluir o ensino médio numa escola, principalmente pública, se achava, e toda ideologia trabalhava para que desacreditasse de seu potencial... esse jovem procurava um "cursinho" desses para se "preparar" para o então chamado vestibular das principais universidades públicas: UECE E UFC. Era uma luta desigual! Nossos alunos iam atrás de descontos(a humilhação já iniciava por aí), faziam uma prova de seleção... e tudo mais. Tudo para se sentir em "pé de igualdade" com os demais oriundos das escolas particulares! Era o fim!

Acredito que com o Enem a "coisa" democratizou a entrada e preparação, pois as escolas públicas ganharam uma possibilidade de encarar o Enem com pequenas distancias do tão sonhado ensino superior para os seus jovens. Adeus aos chamados "bizus"! Claro que a falta de políticas públicas no interior das escolas públicas emperram o processo, mas, acredito que nós professores entendemos muito bem como funciona tudo isso. Preparamos nossos alunos, acreditamos neles! E PENSAMOS QUE TEMOS MUITO AINDA O QUE ENTENDER E CONTRIBUIR PARA UMA DEMOCRATIZAÇÃO PLENA NO ENSINO SUPERIOR. Isso é fato! E não temos medo! Temos sim, COMPETÊNCIA e COMPREENSÃO DA REALIDADE NUA E CRUA. Entendemos muito bem as condições objetivas e subjetivas de nossos alunos e alunas. Isso os forma de maneira crítica e cidadã.

Não admitimos que algumas escolas particulares venham denegrir o processo! Por que será que não conseguem contribuir e sim atacar? Quais são os interesses em buscar todo ano intervir e questionar de maneira depreciativa a política do MEC? DEVEMOS BUSCAR PROPOSTAS E TRANSPARÊNCIA NA POLÍTICA QUE PROPÕE O ENEM.

PORÉM, FIQUEMOS ATENTOS A POSTURAS DE ALGUMAS ESCOLAS QUE TODO ANO BUSCAM DETONAR O PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO MÉDIO.

Pensemos sobre isso! Até mais!
Breve escreveremos algo mais sobre o assunto fazendo uma retrospectiva disso tudo aqui em Fortaleza! Aguardem!

Um grande abraço a tod@s!

Professora Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário