domingo, 10 de outubro de 2010

Se pelo menos "ELES" soubessem que são as mais belas criaturas!!!


"Eles são os únicos animais que acham que deveriam ser felizes! Pois, os outros animais, simplesmente, são"!

Reflexão sobre nossa "racionalidade humana".

Por muitas vezes em nome de uma lógica, digo ciente que existem muitas lógicas, somos intolerantes com nossa própria natureza. E fugimos dela sem nos darmos conta que as grandes e importantes descobertas serviriam para o reencontro com nossa humanidade, com a aventura da aceitação que vivemos e aprendemos usando os mesmos instrumentos:  a imaginação, a inteligência, a criatividade, a sensibilidade etc. Segundo Aristóteles, essas são ferramentas importantíssimas para nos "distiguir"... além de outras... rsrsrsrs....

E lá vem René Descartes: "Penso, logo existo!"
Vivemos o hoje com a máxima: Sinto prazeres, logo existo.
Parece até que sentimos a vida tão fatídica, que só nos ocupamos com aquilo que nos oferecerá o prazer aqui e agora, imediatamente.

Acredito que necessitamos pensar projetos que nos tornem felizes, sim! Porém, é urgente pensarmos naqueles que virão! Que eles possam encontrar projetos construidos por PESSOAS que "pensaram" no que realmente vale a pena: a honestidade, o respeito, a humanidade, a decência.

... Outro dia estava eu na porta do Banco do Brasil ( os bancários estão em greve), para solicitar ao gerente que autorizasse o meu pagamento. Percebi que iam chegando depois de mim senhores e senhoras engravatados, portando celulares de última invenção, "vestidos de seda", sapatos de griff... logo, logo os seguranças abriam as portas e os deixavam entrar para "falar" com o gerente. Aquilo me indignou! Apelei para a consciência de alguns. Me referi a outras pessoas que já se encontravam desde cedo ali, a esperar... e porque esses outros tinham privilégios?
O segurança justificou: "São clientes fortes! O sr. gerente tem que atender!"
Um senhor que estava na fila me explicou: 'Moça, não procure decência nesse País. Você não irá encontrar..."
Nesse momento cai em mim! Poxa! Que tapa na minha cara.
Disse para ele: Não desisto das pessoas, senhor. Deve haver consciência em cada um, em cada uma.

...Infelizmente voltei para casa e quase não deu tempo de almoçar e voltar para a sala de aula.
Ah! Ia me esquecendo: Não pude esperar pela disponibilidade do sr. gerente para me atender. Eu tinha que voltar para o trabalho.
Neste País ainda somos obrigados a escutar: "Você sabe com quem está falando?"
Que vergonha!!!

E somos simplesmente... homo "sapiens" ou homo "demens"(dementes)?

Abraços amigas e amigos!
Professora Luciana.

4 comentários:

  1. Oi Luzinha...
    Eu diria ainda "Homo Expertus".
    Brincadeiras à parte, a questão é bem simples... vivemos numa sociedade onde a cultura dominante se baseia em valores materiais e financeiros. Capitalismo!
    Diferenças em função do poder aquisitivo não podem realmente sobrepor-se à dignidade humana.
    O dito "eu tenho mais do que você" portanto eu "posso mais"... pode ser uma tônica deste universo de pessoas. Lamentável que meçam seus valores por estes parâmetros. Acreditar no ser humano? Sempre.
    Mas fazer o seu melhor ainda é o caminho. Que cada um espalhe um pouco disso cada dia. O seu exemplo, a minha atide, a fala de outrem... aos poucos vai disseminando uma cultura diferente!
    Desistir nunca.

    Veja também http://kindergartenltda.blogspot.com/2010/06/pela-cultura-da-paz.html

    beijo grande
    Dagui

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luzinha... estava ouvindo uns CDs e lembrei deste post. Entra aí http://amigosdomaniacolorida.blogspot.com/ e olha a postagem de hoje sobre a MPB.
    Beijos
    Dagui

    ResponderExcluir
  3. Amiga e colega de trabalho um bom dia. Amei o seu espaço. Minha filha também que se chama Luciana acha você culta. Não encontrei o espaço dos recados, pode contar com meu blog e um pouco que tenho de experiências.trabalho no Emeif Papa João XXIII. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Aproveito para convidá-la para visitar meus blogs: http://educa-jessy.blogspot.com/ e http://jessy-dadivadedeus.blogspot.com/
    Abraços,
    Jessica

    ResponderExcluir