sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 2

Insistir em pensar de uma única forma as pessoas, a educação e a cultura de um povo, é um equívoco cometido ao longo dos tempos, principalmente quando se trata ou se debate a respeito do conhecimento proclamado pelo mundo ocidental. A cultura ocidental, ou como nos ensina Boaventura de Sousa Santos, é um pensamento abissal, isto é, consiste num sistema de distinções visíveis e invisíveis, sendo que as invisíveis fundamentam as visíveis. Essa divisão é tal que "o outro lado da linha " desaparece enquanto realidade, tornando-se inexistente. Inexistência significa não existir sob qualquer forma de ser relevante ou compreensível.

Caro amigas e amigos, isso nos faz lembrar o quanto por muito tempo recorremos aos berços da cultura dominante, por que como nos diz Pierre Bourdieu, pela distinção e pelo capital cultural, foi incutido em nós que existem povos que "sabem mais" e por isso "são mais capazes" de intelectualmente produzir ciência para todos.

Porém, hoje já conseguimos enxergar que o pensamento hegemônico da cultura ocidental praticou muitas atrocidades em suas variadas descobertas cientificas e pouco humanas...

ESSE É O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA: Pensarmos que um pensamento poderá se sobrepor como única forma de pensamento...

Isso aqui dá "panos pra manga"! Pense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário