sábado, 23 de outubro de 2010

Gestão da Escola Pública 1

     



     Vivemos, nós professores e professoras, buscando ( e algumas vezes conseguindo), fazer da prática educativa crítica e reflexiva o nosso instrumento para debater os verdadeiros entraves da educação pública nesse País. Sabemos, que uma gestão de qualidade requer liderança abalizada e dedicação, visando valores que inspirem a todos  trabalharem em prol de uma escola para a emancipação do ser humano. Daí aos responsáveis pela Gestão de criarem um ambiente estimulador para o aprendizado e para a participação de todos no processo educativo.
      Não se trata de cada um fazer a sua parte. Se trata de cada um fazer sua Tarefa Educativa. Pois, é para isso que o povo nos remunera e espera de nós. O funcionário público trabalha em prol, principalmente, do POVO. Digo isso, sem o mínimo de demagogia. É... essa palavra já está ( infelizmente) desgastada. Nós deixamos isso acontecer...É a realidade! Mas, isso pode ser reinterpretado, reinventado e a história caminha pra isso. Não nos iludamos.
      O povo não é coitadinho! Os gestores precisam entender que a classe social que é a mão de obra desse País, não pode viver de pires na mão! Precisa-se exigir uma postura de gente de qualidade: dos pais, dos alunos, enfim, de toda comunidade educativa. E como nos ensina Antonio Gramsci, o gestor precisa estar sendo um dos primeiros responsáveis pela elevação do nível cultural da parcela da sociedade que depende do que é público. Afinal, o gestor também depende! Entende? Ele está devolvendo à sociedade o conhecimento, a formação, a preparação que lhe foi concedida. Principalmente, se esse gestor, professora etc. galgou sua formação numa instituição pública, seja ela qual for ou foi. Ele foi "formado", preparado(a) para isso. Tenhamos uma concepção ampla do que é o bem público, minha gente...

Meus caros amigos e amigas,
                  A qualidade da educação não depende apenas de uma gestão democrática, mas de um planejamento participativo e de um projeto pedagógico eficiente e contextualizado com a realidade da escola. Afirma Veiga(2001,p34)

"A escola é uma organização viva e dinâmica,que compartilha de uma totalidade social,e o seu projeto político-pedagógico deve ser também vivo e dinâmico, norteador de todo movimento escolar-seu plano global,seu plano de ensino,seu plano em torno das disciplinas e,inclusive seu plano de aula. Em fidelidade ao conceito de formação, os sujeitos envolvidos-gestores, pais, professores e alunos- traduzem o projeto político-pedagógico concretamente,visando a construção da formação humana. E a finalidade das mediações de ordem escolar tem como parâmetro,ou deveria ter, a própria formação".  


E assim vamos caminhando para um novo cenário na educação!

Um carinhoso abraço e um cheiro, amigos e amigas! Até mais!!!
Professora Luciana.

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