terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Esperar, do verbo ESPERANÇAR!


O filósofo Mário Sergio Cortella (orientando de Paulo Freire, discípulo e "continuador" de sua Saga), afirma:
A decadência (seja ela na sociedade mais ampla, seja em quaisquer instâncias, como família, trabalho, política etc.) principia quando o imperativo ético da ação é substituído pela acomodação e pela espera desalentada, isto é, quando se abre mão do dever que emana da liberdade e exige, para ser exatamente livre, uma intervenção consciente. Isso é lembrado em razão de um sorrateiro entorpecimento que acomete a muitos, aniquilando pouco a pouco a capacidade de reagir e de apontar como fora de lugar muitas coisas que parecem encaixar-se, sem arestas, na vida cotidiana e que precisam ser fortemente rejeitadas, de modo que esta não dê lugar ao abatimento que apenas aguarda, em vez de buscar provocar resultados.

Pode-se argumentar que, felizmente ainda há muita esperança. Mas, como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos neste momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações, as pessoas acham que não há mais jeito, que não há alternativa, que a vida é assim mesmo... Violência? O que posso fazer? Espero que termine... Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam... Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam... Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem... Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças.
Livro: Provocações filosóficas "Não nascemos prontos". Retirado do Texto: A Resignação como cumplicidade.
Penso, esperançosamente, que este verbo emana de nossa inquietude mais humana.
Esperançar é, como diz Cortella, juntar-se a outros que desejam fazer de outro modo. Já que aquilo que fizeram foi avaliado e entendido que precisa ser reorientado, aprimorado, visto por outros prismas...É certo que, tomar essa atitude é construir novos jeitos de caminhar, trilhar, conhecer as pedras, é se levantar, ir atrás, se colocar diante dos outros, do Outro, sem reservas... sem medos que as críticas afugentem seus sonhos. Se os sonhos fugiram era porque você não os tinha de verdade...Eram aparências, ilusões, você nem conseguia "tocá-los", sonhá-los, abrigá-los em seu coração.
Esperançar não é sinônimo de "deixar a vida me levar"...
Esperança do verbo esperar, nos imobiliza, a gente espera: que dê certo, que funcione, que abra, que aconteça, que ajude, que aguente... que mude etc.
Mulheres e homens de seu tempo são do verbo esperançar. Que "mandam ver!!" São presentes e presente para os outros, não são ausentes ( "os ausentes nunca têm razão"), estão ligados, criam e recriam a história, percorrem caminhos que rompem as trancas da prisão cultural, política e social. O "preço"? É incalculável! As vezes a própria vida... é verdade!
Pensei em algumas e alguns... Pensei em nós, pensei na GENTE!
Vamos conjugar a vida? Vamos conjugar a nossa ESPERA INQUIETA?

eu

esperanço
tuesperanças
ele/elaesperança
nósesperançamos
vósesperançais
eles/elasesperançam
 

Um cheiro da Luzinha pra vocês, queridos e queridas!

Vamos ESPERANÇAR!
Luciana.





3 comentários:

  1. Olha, você realmente faz valer o seu papel de educadora... nem imaginas o quanto é necessária e importante a postagem acima... "esperançar" não consta em nenhuma cartilha pedagógica... "esperançar" é a base que sustenta todo e qualquer projeto de vida...
    Parabéns por ministrar tão linda aula... sim... uma aula de poucas palavras, mas que valem tantas...
    Com você, hoje eu aprendi a conjugar o verbo da vida: Esperançar!
    Um abraço caloroso, amiga...
    Mings

    ResponderExcluir
  2. Olá, Linda Lu!

    Quanto tempo... a cada vez que venho aqui, eu me encanto mais e mais com as belezas e o formidável conteúdo deste Blog maravilhoso!

    Os textos estão cada vez mais fantásticos, parabéns mesmo!

    Eu li o comentário que você deixou lá no Blog... e é verdade, de fato os trabalhos da Cia. De Teatro Atemporal foram oficialmente encerrados no dia 1 deste ano. Como lhe passei, há 2 anos e 2 meses estamos morando em Natal, Rio Grande do Norte, devido a uma transferência de trabalho do meu pai.

    A nossa companhia ia acabar em julho de 2008, pois praticamente todo mundo desistiu, apenas 2 pessoas e eu permaneceram. Aí quando eu fui embora passei a companhia para um ator experiente, que é um conhecido meu e havia feito um curso de teatro comigo na CUFA da Cidade de Deus (RJ) em 2007, mas as coisas não deram certo e tudo acabou devido a incompatibilidade de ideias desse ator e da nova turma.

    Nós estávamos elaborando um projeto de voltar para o Rio e retomar os trabalhos na companhia com uma equipe e elenco totalmente renovados, tanto que nós estávamos trabalhando muito bem com o Blog, conhecemos você através disso, conversamos muito, enfim... mas em maio do ano passado eu tive um sério problema sentimental com uma garota que eu amava muito lá no Rio.

    DEUS me mostrou que eu deveria deixar esse projeto de lado e me dedicar ao cinema, arte que eu desejo trabalhar desde pequeno, e me mostrou também que este ano eu devo prestar a minha faculdade de Administração de Empresas.

    Com relação a companhia é um pouco triste, mas eu estou muito feliz, porque coisas maravilhosas, muito maravilhosas vão acontecer na minha vida! E se você também crer e tem fé, coisas muito maravilhosas também vão acontecer em sua vida, Linda Lu!

    Com teatro, eu estou apenas escrevendo textos para produtores, companhias, grupos e atores. Nós fundamos uma marca, um Blog e um e-mail esta semana, sobre textos para teatro.

    A nova marca é "Serginho Clemente Textos" e para promover o meu novo Blog, estamos disponibilizado mais de 30 Apostilas sobre teatro para download.

    São ótimas apostilas sobre:
    Dramaturgia;
    Produção Cultural;
    Teatro e Interpretação;
    Direção Teatral;
    E outras.

    Se puder repassar esta noticia para os seus contatos, ficarei muito feliz com o seu apoio! E você também, Linda Lu! É convidada para baixar suas apostilas, se assim desejar.

    Na página Downloads de meu Blog o internauta pode baixar suas apostilas gratuitamente:

    Endereço do meu Blog:

    http://serginhoclementetextos.blogspot.com/

    O meu e-mail agora é este: serginhoclementetextos@r7.com

    Caso você mandar mensagens para o e-mail da Cia. Atemporal, as suas mensagens não serão respondidas.

    Do mais, um FELIZ 2011 (atrassadissimo) e muito, mas muito sucesso para você, a familia e o Blog! Pois você merece muito mais de que tudo isso!

    Pode deixar que eu não vou sumir! (risos)

    Um beijo e um abraço bem espremido,

    Do garoto que te ama muito,

    Serginho Clemente.

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm Só que o verbo esperançar não significa tudo isso... No fundo, é confiar que vai melhorar, animar-se com uma possível melhora.
    E, sabe, tem gente que não tem condição de se levantar, ir atrás, construir... Pode não desistir, por ex, da vida.
    No fundo, o melhor é ter fé, mesmo que a vida esteja por terminar.

    ResponderExcluir