terça-feira, 19 de abril de 2011

O Encontro...

Se me possuo e se assim é...
Posso me doar ao outro.

Só podemos estabelecer um vínculo saudável com o outro (outros), se estabelecemos uma segurança em nós mesmos.
O "velho" CONHECE-TE A TI MESMO.

"Quem não se possue, quer possuir todo mundo, pois é inseguro,imaturo, não se acostumou consigo mesmo."
Então, quem assim sente, não tem controle dos afetos e vive inconsciente da necessidade de reorganizar seus afetos.
Viver o exercício de doar-se aos outros implica busca de maturidade emocional;
Dialogar com sentimentos que antes não eram vivenciados e hoje, de maneira simples ou complexa, SE REVELAM e nos tomam, exigem o reconhecimento do bem que a partilha, a comunhão, o diálogo amigo e sem interesses nos fazem.

"...
Gente formando-se, mudando, crescendo, reorientado-se, melhorando, mas, porque gente, capaz de negar os valores, de distorcer-se, de recuar, de transgredir.Não sendo superior nem inferior a outra prática profissional, a minha, que é a prática docente, exige de mim um alto nível de responsabilidade ética de que a minha própria capacitação científica faz parte. É que lido com gente. Lido, por isso mesmo, independentemente do discurso ideológico negador dos sonhos e das utopias, com os sonhos, as esperanças tímidas, às vezes, mas às vezes, fortes, dos educandos." ( ...)

Paulo Reglus Neves Freire, 1996 - Pedagogia da Autonomia.


Se nada mais ficar destas páginas, algo pelo menos ESPERAMOS, que permaneça: Nossa CONFIANÇA no povo. Nossa FÉ nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil AMAR.
Paulo Freire.


Sou adepta dessa dinâmica de pensar... mas, existem mais coisas
( entrelinhas), nessas poucas linhas.
Pois, não sou somente o que vês. Sou o que escutas em minhas palavras, sentes em meu toque, vês em meu olhar...
E tudo isso depende do ENCONTRO.

Ah... o Encontro! Coisas belas se revelam no Encontro...onde a humanidade das pessoas se completa, se fala, se escuta, admite, permite, revolta-se, comunga, fere-se, cuida-se, ama-se...
São humanas!

Um beijinho carinhoso a cada um e cada uma!
Desculpe-me pelas postagens tão espaçadas de tempo...
O tempo! Ah, o tempo!
Saudades!

Luciana.

3 comentários:

  1. Oi amiga Lu,

    Adorei sua postagem. Depois de nossa conversa acho que foi muito acertado e vai de encontro com nossos sentimentos.
    Desejo muita paz e serenidade a você.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga

    Lindas palavras.
    Viver é olhar além dos olhos.

    Que haja em ti sempre sonhos
    por sonhar.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos amigos,
    Estou tão feliz! O momento do Encontro,olhar o outro e vê-lo com desejo de SER MAIS!
    "Sempre podemos mais que imaginamos!"
    Um cheirinho carinhoso pra vocês.
    Saudades!

    ResponderExcluir