domingo, 19 de dezembro de 2010

Educação para a emancipação humana.

Antes de qualquer coisa, vale a pena lembrar que qualquer conhecimento é sempre aproximativo, ou seja, apenas se aproxima do real. Não é absoluto. O conhecimento é indispensável condição para o agir livre. Segundo Ivo Tonet, quanto maior o conhecimento, maior, em princípio, o grau de liberdade. Mas, de qual conhecimento se trata? De qual liberdade falamos?
Liberdade supõe a apropriação teórica do objeto até o limite em que ela permita ao sujeito ser o elemento regente do processo de conhecer.
Mas, como conhecer e ser plenamente livre se a maioria das pessoas são impossibilitadas de se aproximar da essência e vivem na superfície, na superficialidade, não se consegue avançar em vários aspectos da vida? E assim sendo, as condições objetivas determinam as condições subjetivas da gente.  A materialidade da vida humana se sobrepõe e geram obstáculos no processo de conhecimento. Entendemos que a materialidade ( o cotidiano ou senso comum), é parte integrante do ser, porém é necessário superá-la para que o que conhecemos não seja uma expressão das coisas como são em si mesmas, mas, indissociavelmente, investigue os valores nela articulado.
Numa sociedade de classe vemos os valores inferiores e superiores, e obviamente, um antagonismo ente eles. Isso deixa a margem populações inteiras, por não serem consumidoras e lucrativas para o mercado.
Uma educação para a emancipação humana busca caminhos para que todos tenham acesso ao que foi e está sendo produzido historicamente pela humanidade. Sendo a superação da alienação, do estranhamento, do fetichismo da mercadoria, condição primeira para a tal emancipação. Onde o controle da produção de tudo que foi construído esteja nas mãos  dos homens e mulheres e não em mãos de forças sociais estranhadas por estes mesmos homens e mulheres...pois não conseguem desvelá-las... o controle da mídia e da ideologia dominante os "cega" e os impossibilitar "enxergar".


Então, somos livres? Vivemos no estranhamento de uma realidade?
Vamos pensar sobre isso...
É uma tarefa possível e necessária para nós!

Meus queridos!!!
Uma feliz e iluminada semana para vocês!
LUZ!!!

Um cheirinho!
Luciana.

2 comentários:

  1. Olha só que coisa heim!!!! Eu estava justamente no seu blog quando deixo o recado para mim... Obrigada por sua visita e é verdade mesmo, a gente se acostuma com esta troca de idéias nos blogs e quando as pessoas se ausentam um pouco para realizar outras tarefas, sentimos falta. Final de ano é sempre uma correria e muitos papéis para entregar, sei bem como é... rsrsrsrs.
    Luzinha vc tem msn? Ou e-mail, porque eu preciso enviar um texto, mas precisa antes ser por e-mail. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo retorno, vou escrever sim.
    Logo mais... tô correndo (e no computador é ótimo...)digo, estou de saída para resolver umas coisinhas e depois que voltar eu te envio o texto ok?
    Beijos
    Dagui

    ResponderExcluir