quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Natureza Humana em Benedictus Spinoza...E assim... somos Metade!



Certa vez, estava conversando sobre esse tema...
Tema imperdível para quem gosta de filosofia!
Por isso, gostaria de partilhar com vocês!
Espero que gostem e curtam de montão...



Claro, que uma conversa dessas, um bom vinho
(se beber, não dirija! rsrsrsrs...)
e amigos é show!!! Peeense!



Um cheirinho pra vocês.
E um dia cheio de Luz!

            Spinoza foi um filósofo moderno do séc XVII que propôs uma ética bastante interessante e com visões bem diferentes do que se costumava ter e pensar na sua época. Ele não separa em momento algum pensamento de ação, ou especulação de prática, e com isso mostra a idéia de que o modo como nós pensamos, como conhecemos expressa o modo como nós vivemos, ou seja, para ele qualquer forma de conhecimento irá refletir uma maneira de viver.Spinoza nos fala de dois afetos, ou paixões primárias da alma, que são: a alegria e a tristeza. A alegria é o afeto que aumenta nossa potência de agir, seria uma variação intensiva positiva, para mais. Já a tristeza é o afeto que faz com que aconteça uma diminuição da nossa potência de agir. Podemos dizer então que a alegria está ligada à expansão, e a tristeza ao constrangimento.          
           Os outros afetos variam desses dois.A nossa resposta a esses afetos é o que vai diferenciar se estamos agindo passivamente, apenas reagindo à afecção que o outro nos causou, ou ativamente, levando-nos a refletir dentro da relação, tentando entendê-la, e fazer desse encontro algo produtivo que faça a expansão de todos os corpos dentro dessa relação, compondo verdadeiramente uma relação. Isso é o que Spinoza chamaria de um bom encontro.Spinoza diz que exercer a potência do corpo é exercer igualmente a potência de pensar.
           Com isso para ele não há diferença entre agir e pensar, agir e pensar andam sempre juntos, podemos exemplificar isso com a seguinte frase: "Diga-me como tu pensas que lhe direi quem és". A maneira de ser de alguém é a alma ou o espírito desse alguém.Em sua tese Spinoza apresenta o corpo de forma bem diferente de como o viam até então; ele afirma que não há diferença de natureza entre o corpo e a alma e sim, que esses dois corpos constituem juntos um único ser. Com essa afirmação ele vai contra todo um pensamento antigo que valorizava essa dualidade, onde normalmente havia presente a intenção de desvalorização do corpo e o enobrecimento da alma. Como exemplo podemos citar Descartes, que dizia: "O que é ação para alma, tem que ser padecimento para o corpo". Para Spinoza se o corpo sofre, a alma é miserável, também sofre.

Fonte:Grandes Pensadores
e http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial

3 comentários:

  1. Oi Luzinha, adorei este post. Acredito nesta tese. Diria que não há como dissociar pensamento de atitude. Antes eu penso e depois eu faço acontecer, mas sempre com elo de ligação. A alma fala através do corpo e nas pessoas isso é perceptível. Reações, são respostas mais comuns àquilo que não agrada ou agrada. Podendo ser elas positivas ou terrivelmente negativas e assim, causando danos à alma e ao corpo (que em geral adoece).
    Isso pode ser comparado à uma obra de Arte. Quando o artista faz a obra e a expõe, ali está apenas a metade do que pensou e produziu. Ela na realidade se torna completa quando é recebida peço espectador e sentida em sua totalidade. Uma boa relação, uma relação completa.
    Beijos
    Dagui

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    Eu gostaria de ficar horas por aqui.. As suas postagens são excelentes!!!Ainda vou ter esse tempo, acredite!! Concordo com Dagmar: A alma fala através do corpo.As situações ruins maltratam tanto o corpo como a alma e os momentos bons nos revitalizam, alma e corpo numa só união. Pura verdade!!! Agradeço o seu carinho de sempre!!! bjks no coração

    ResponderExcluir
  3. A postagem num todo é EXCELENTE e o texto é muito inteligente, a Lucia e a Dagui souberam resumir cada uma de maneira maravilhosa.

    Estes fatos relatados, nos fazem refletir e agir.

    Linda,

    Perdoe-me pela demora na resposta de seus ótimos comentários, você não imagina o quanto eu fico feliz em receber o seu carinho e atenção, ainda mais sabendo que estamos muito próximos um do outro! Será maravilhoso se realmente um dia a gente se conhecer pessoalmente, trocaremos muitas idéias e experiências no que tange, arte, cultura, educação, internet... enfim... a gente tem muito assunto para conversar...

    Eu vou ficando por aqui, mas uma vez deixando o meu registro de excelência quanto esta postagem!

    PARABÉNS, Minha Linda!

    Beijos, beijos, beijos...

    Clemente.

    ResponderExcluir