sexta-feira, 9 de março de 2012

Essências Humanas


"Não há possibilidade de pensarmos o amanhã, mais próximo ou mais remoto, sem que nos achemos em processo permanente de "emersão" do hoje, "molhados" do tempo que vivemos, tocados por seus desafios, instigados por seus problemas, inseguros ante a insensatez que anuncia desastres, tomados de justa raiva em face das injustiças profundas que expressam, em níveis que causam assombro, a capacidade humana de transgressão da ética".
Paulo Freire.

____________________
(...)A essência do homem vem de suas escolhas. Quando ele é “jogado” no mundo não tem essência, ele é não-ser, ou seja, ausência de ser. Paulatinamente ele vai tomando consciência de sua existência e do grande desejo dele ser, mas ser é acabado, realizado. Caso o homem fosse isso ele seria uma coisa, ou seja ser Em-si. E diferente das coisas que são em si, ou seja, já estão prontas, dadas e acabadas como acontece com a pedra, a mesa e tantos outros. No homem acontece diferente, porque no momento em que ele é “jogado” no mundo ele começa a se construir, ou seja, o homem é uma eterna indeterminação.
O filósofo francês Jean-Paul Sartre

_______________________________________________________
Digo não ao imobilismo fatalista que arrasta a essência humana para o caos;
Quero mais! E a Vida não tem nada contra mim.
Ela e Eu travamos uma "luta" desde os primeiros anos(meus, é claro!);
O Tempo?
Fiz as pazes com ele. Ele as vezes gosta de mim...
SOU FINITA. Sei disso muito bem;
Sei da minha natureza;
Natureza minha, minha amiga.
A Vida exige muito de mim e eu Quero muito mais dela!
Há algum problema minha gente?
Busquemos aqui o que de certo, poderemos encontrar!

A Vida é um presente.
A Vida é o presente. Tenho pressa?
Algumas vezes, confesso que sim;
Outras, paro para "papear" com ela: A Vida!

 Luciana.
 __________________________

A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo

Há um segundo tudo estava em paz!

E cada segundo, cada momento, cada instante
É quase eterno, passa devagar
Se o seu mundo for o mundo inteiro
Sua vida, seu amor, seu lar
Cuide tudo que for verdadeiro
Deixe tudo que não for passar.
Herbert Viana.

Um grande e afetuoso abraço pra tod@s.

Professora Luciana

3 comentários:

  1. Querida amiga

    A vida
    é feita de sonhos,
    de esperanças
    e de palavras
    como as dos vários
    textos
    que se completam
    e inspiram.


    Desejo que a alegria
    faça folia em sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Bloog *-*
    Visita o meu : http://ellen-rangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Professora Lú,

    Estamos passando para dizer que jamais esquecemos de você e que você vai continuar morando SEMPRE no coração da Cia. Atemporal!

    FELIZ NATAL! FELIZ 2015!

    É o que deseja a sua Cia. De Teatro Atemporal!

    http://ciaatemporal.blogspot.com.br/

    Te amamos!

    Clemente.

    ResponderExcluir